sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Por causa disso, os EUA se envolverão ainda mais...

A agencia de noticias FARS confirmou hoje que a Arábia Saudita está enviando um grande número de lutadores takfiri na Síria para a Ucrânia para lutar contra os manifestantes pró- russos no país europeu.

"Um grande número de combatentes takfiri terroristas na Síria , que carregam nacionalidades sauditas e Chechenas e recebem apoio financeiro e militar da agência de inteligência saudita , estão sendo transferidos para a capital ucraniana , Kiev, em vários planos para ajudar o exército ucraniano em sua luta contra a população pró-russa ", um oficial de segurança disse à árabe FNA no domingo sob a condição de anonimato completo devido ao sigilo da questão.

"As forças foram imediatamente enviados para a cidade de Kramatosk no leste da Ucrânia, e agora estão lutando ao lado das forças do exército ucraniano contra os pró- russos , sob o nome de milícias que apoiam o governo", acrescentou a fonte .

A fonte explicou que a Arábia Saudita pretende vingar-se da Rússia e as pessoas pró- russas na Ucrânia devido ao apoio de Moscou para o presidente sírio, Bashar al -Assad na guerra contra os grupos rebeldes .



No verão passado, o ex- chefe de inteligência saudita, príncipe Bandar teria oferecido o presidente russo Putin um acordo , dizendo que se a Rússia abandonou a Síria , a Arábia Saudita iria proteger os Jogos Olímpicos de Sochi de terroristas islâmicos. Putin com raiva recusou a oferta . Em janeiro, dois atentados terroristas, para o qual os sauditas foram acusados , aconteceram a apenas 400 quilômetros de distância do local dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi , na Rússia.

De acordo com o relato diplomático vazado da reunião do último verão , Bandar solicitou a colaboração da Rússia sobre várias questões do Oriente Médio , incluindo a Síria , e disse Putin , " eu posso te dar uma garantia para proteger os Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Sochi , no Mar Negro no próximo ano . Os grupos chechenos que ameaçam a segurança dos jogos são controlados por nós. "

Putin teria respondido : "Nós sabemos que você tem apoiado os grupos terroristas chechenos por uma década. E esse apoio, o que você falou sobre francamente agora, é totalmente incompatível com os objetivos comuns de luta contra o terrorismo global, que você mencionou . Estamos interessados no desenvolvimento de relações amistosas de acordo com princípios claros e fortes. "

Além de segurança para os Jogos Olímpicos de Sochi , Bandar elevou o potencial de cooperação com a Rússia sobre petróleo da Arábia e de outras matérias de investimentos , dizendo: " Vamos examinar como montar uma estratégia russo- árabe unificada sobre o tema do petróleo. O objetivo é chegar a acordo sobre o preço de quantidades de óleo e de produção que mantêm o preço estável nos mercados globais de petróleo " , de acordo com a conta diplomático.

Uma fonte próxima ao governo russo disse em janeiro que esta combinação de incentivos explícitos e ameaças implícitas enfureceu Putin que mal manteve sua raiva sob controle até o final do encontro com Bandar . Putin visto a oferta de Bandar para proteger os Jogos Olímpicos de Sochi como algo semelhante a um chefe da máfia extorquindo um comerciante de dinheiro por proteção , dizendo: " bom pequeno negócio que você tem aqui , eu odiaria ver nada acontecer com ele. "

Putin então redobrara seu apoio ao governo sírio em resposta a mistura de Bandar de subornos e ameaças. A fonte disse que a Rússia também emitiu suas próprias ameaças veladas finamente contra os sauditas . Os sauditas podem ter substancial " soft power " - com o seu petróleo e dinheiro - mas a Rússia tem o seu próprio "poder duro", formidável , incluindo um enorme militar, disse a fonte.

Foto: Combatentes takfiri da A.Saudita são deslocados entre Síria e Ucrânia

Fonte(s): Agencia de Noticias FARS e Sempre Guerra

Sem comentários:

Enviar um comentário